Os métodos hormonais realmente aumentam o risco de trombose, mas para nós quantificarmos esse risco, é importante saber que ele ainda é bem menor que o risco de ter trombose na gravidez, por exemplo.

É importante colocar na balança os benefícios dos contraceptivos hormonais. Eles reduzem a incidência de câncer de ovário e endométrio, cistos de ovário, regulam o ciclo menstrual, reduzem o volume da menstruação, reduzindo o risco de endometriose, reduzem a TPM, entre outros.

As vias de administração são tão variadas quanto os benefícios: implante, DIU hormonal, anel vaginal, adesivo transdérmico (aplicado à pele), pílulas de uso oral e vaginal, injeções mensais e trimestrais.

Cada caso deve ser avaliado individualmente, com riscos e benefícios na balança, que penderá mais para um dos lados, dependendo da história e das expectativas de cada mulher.

  • Começar a tomar anticoncepcional muito cedo causa infertilidade?

Não, mesmo após anos de uso ininterrupto, quando seu uso é suspenso, a fertilidade retorna imediatamente. Em alguns casos, seu uso precoce atuaria, na verdade, como fator protetor da fertilidade, diminuindo os riscos de desenvolvimento de endometriose e cistos ovarianos, por exemplo.

  • Emendar as cartelas de anticoncepcional faz mal?

Não. O que acontece na pausa é somente um sangramento, sendo uma opção da mulher.

Que boas energias lhe acompanhem,

Dra. Rejane Itaborahy
CRM MT 4111