O respeito do europeu ao ciclista é conhecido, mas alguns países, como Holanda e Bélgica, são exemplos por priorizarem o conforto e a segurança de quem está de bicicleta. Existem rotas de longa distância muito bem sinalizadas e estacionamentos de bicicleta gigantescos nas estações de trem. Em alguns locais, a ciclovia chega a ser mais larga que a via dos carros e, mesmo sem ciclistas, os motoristas não invadem a pista.

Citando apenas os que já pedalei, países como Alemanha, Suíça e Áustria também são excelentes. A imagem da ciclovia ao lado do lago é na Áustria. Sim, todo aquele espaço é uma ciclovia. Os carros passam por uma pista paralela.

Também já pedalei na Itália, França e Inglaterra e, apesar de não se igualarem aos outros, são bem bike friendly para os nossos padrões, mas eu começaria pelos anteriores, com ciclovias mais sinalizadas. Depois você vai se acostumando a se perder. Na Inglaterra descobri que cheguei aonde tinha que chegar, mas por um caminho até mais curto. Não foi trapaça, eu me perdi mesmo. Primeira vez que me perdi e cheguei antes, pois é sempre o contrário.

Pedale mais. Uma energia boa para você!