
Implantes Hormonais e Injetáveis
Para que servem implantes hormonais?
O termo se refere a uma grande variedade de coisas. Temos implantes contraceptivos e para terapia hormonal, seja para reposição na pós-menopausa ou para melhora de sintomas que estejam comprometendo a qualidade de vida das mulheres.
Conviver com a endometriose, mioma, adenomiose ou TPM afeta negativamente a vida de muitas mulheres. Além de objetivar redução dos sintomas, alguns implantes têm benefícios na restauração da libido e redução de perda de massa muscular e óssea, sendo possível usá-los de forma individualizada, de acordo com sintomas e peso.
São de diferentes tipos de hormônios, usados conforme a indicação. Cada mulher tem um quadro específico de sintomas e, portanto, merece uma combinação feita exatamente para ela.
Os implantes têm diferentes tipos de hormônios?
Alguns implantes são com hormônios bioidênticos (isomoleculares) como o estradiol e a testosterona, com efeitos conhecidos e sem surpresas, se respeitada a prescrição adequada a cada mulher.
Outros, como o de gestrinona, que ficou conhecido como “chip da beleza”, e oxandrolona, não têm estrutura bioidêntica aos que são produzidos no corpo humano.
A gestrinona é um hormônio indicado no tratamento de algumas patologias, como endometriose, mioma, adenomiose… e que trouxe às usuárias alguns “efeitos secundários”, havendo ganho de massa muscular, óssea, melhora na flacidez e na libido, recebendo a denominação de “chip da beleza”, ao ser usado por famosas.
Existe “chip da beleza”?
Claro que o termo foi imensamente criticado, pois não há justificativa médica para o uso de hormônios apenas por beleza. Com cuidados e indicações, é possível se beneficiar dessas situações?
Mas é o chip da beleza mesmo? Infelizmente pode ser que sim ou pode ser que não. O efeito androgênico da gestrinona, que traz esses efeitos “da beleza”, também é o mesmo que pode acarretar piora na acne e queda de cabelo. O efeito anabolizante que leva a ganho de massa muscular também pode levar a ganho de gordura, caso a rotina de alimentação e exercícios seja ruim. Então uma avaliação muito consciente das boas indicações e contraindicações da gestrinona vai ajudar para que ela não seja uma decepção.
Vamos falar da estrutura do implante?
Uma grande vantagem dos implantes é que os hormônios vão caindo gradualmente no sangue, não fazendo a primeira passagem pelo fígado, como os comprimidos ou tudo que engolimos.
Os implantes hormonais estão disponíveis de duas formas, absorvíveis e não absorvíveis.
Os absorvíveis têm a vantagem e desvantagem de não serem retirados. Caso haja o desejo ou necessidade de retirá-los, não é possível, eles se depositam e vão sendo gradualmente absorvidos. A duração é mais curta com efeitos que persistem por até 6 meses. Não se trata do hormônio puro, pois ele está junto a um veículo que garante o depósito e absorção gradual.
Os não absorvíveis são um tubinho fino de silicone, material inerte ao organismo, como as próteses, que permitem a presença do hormônio puro, sem veículo, pois a liberação lenta do hormônio é determinada pela permeabilidade desses tubinhos, e não por outra substância misturada a eles. Têm duração de um a três anos, podendo ser retirados antes disso.
Existem também implantes não hormonais, como o de NADH, tadalafila e metformina.
O implante contraceptivo é inserido no braço, enquanto que os demais implantes são inseridos preferencialmente na região glútea, sob anestesia local, em consultório médico, sem necessidade de pontos.
Há a possibilidade de associá-los a protocolos injetáveis.
Atuações
Cosmiatria
Íntima

Laser Íntimo
Implantes Hormonais

LARC

Rejane Itaborahy, MD, PhD
CRM/MT 4111 | TEGO 531/2001 | RQE 973
Papo de Mulher
Já pensou em viajar de bike?
Para quem nunca pensou em viajar de bicicleta, existem agências que levam sua bagagem de uma cidade a outra, para você ir...
Para onde ir?
Minha primeira viagem de bicicleta foi ao redor do Lago Constance, entre a Alemanha, Suíça e Áustria, e acho ótima...
Viagem de bike. O que levar?
As roupas serão leves, pois você não vai fazer uma viagem dessas no inverno. Não é só pela temperatura, mas você precisa...



