
Laser Íntimo e Uroginecologia
Nessa virada de ano, a empresa italiana DEKA Laser, que lançou o famoso protocolo MonaLisa Touch™, que revolucionou o tratamento da atrofia e frouxidão vaginal, lançou uma novíssima tecnologia com duplo comprimento de onda, somando, ao laser CO2, o laser Erbium no mesmo pulso.
O que era bom, promete melhorar, com trabalhos mostrando que os benefícios são potencializados por essa sinergia dos comprimentos de onda.
Além disso, os novos acessórios foram miniaturizados, otimizando a forma, o tamanho e o peso, garantindo melhor ergonomia e precisão absoluta no manuseio.
O novo equipamento, chamado DUO Glide™, vem com a responsabilidade de acrescentar ao sucesso do anterior, o Touch™, e já está liberado pelos órgãos reguladores para importação.
O que eu preciso fazer? Cirurgia, laser/radiofrequência ou fisioterapia pélvica?
Nosso assoalho pélvico é o conjunto de estruturas que sustentam os nossos órgãos pélvicos (bexiga, útero, intestino) e dão firmeza à nossa vagina. Ele é composto por músculos, ligamentos (que são estruturas firmes de sustentação) e é revestido pela mucosa vaginal internamente e pela pele na região da vulva e períneo.
Problemas no assoalho pélvico, como perda urinária e frouxidão vaginal, acometem até mulheres jovens e que nunca tiveram gestações e partos. Mulheres participam de atividades esportivas cada vez mais intensas, que antes eram exclusivamente masculinas, revelando novos mecanismos causadores de disfunções do assoalho pélvico.
Importância do laser/radiofrequência: depende do caso
1. Sim: quando já há falta de colágeno, essas tecnologias atuam no aumento dessa substância e das fibras elásticas, estimulando a renovação celular, melhorando a lubrificação, a vascularização, a elasticidade e a espessura da mucosa vaginal. É a Ginecologia Regenerativa. Tem excelentes resultados nas dores na relação sexual na pós-menopausa, após o parto ou após tratamento de um câncer, bem como nas infecções urinárias de repetição.
2. Não: se a mulher for muito jovem para que os sintomas sejam causados por falta de colágeno, não haverá resultado que justifique o procedimento.
Cuidados para o Laser
1. Depilação vulvar se for realizar laser vulvar.
2. Evitar ir com roupas que façam muito atrito na vulva no dia das sessões, preferir saias ou calças leves e soltas.
3. Após aplicação do creme anestésico, é necessário aguardar 30 minutos, então disponibilize pelo menos uma hora.
4. Se estiver usando algum creme hidratante vaginal, hormonal ou não, suspenda por dez dias. O laser tem afinidade por água e a hidratação diminui a potência dele na vagina, pois ele se dispersa atingindo a água. Ele pode ser retomado imediatamente após o procedimento.
Importância da cirurgia: depende do caso
1. Se houve rotura muscular em um parto vaginal, o tratamento é cirúrgico. Se o músculo só estiver fraco, ele tem que ser fortalecido. Não adianta apenas encurtar o músculo em uma cirurgia, pois ele só vai ser um músculo fraco mais curto, causando muita dor após a menopausa.
2. Se houve distensão de algum ligamento que o fortalecimento muscular não resolva, o tratamento é cirúrgico. Nenhuma cirurgia que trata tecidos frouxos é para sempre, pois nosso envelhecimento continua. Se não houver fortalecimento muscular do assoalho pélvico, o resultado da cirurgia será pior e vai durar menos.
Importância da fisioterapia pélvica: está indicada para todas as mulheres
1. Fortalecimento muscular só pode ser conseguido com treinamento muscular.
2. Além disso, quais seus benefícios na sexualidade? Aumenta a vascularização local, a força e tônus muscular, a conscientização das sensações vaginais e aprendizado da estimulação indireta do clitóris, com benefícios na excitação sexual.
O tratamento adequado do seu assoalho pélvico deve ser avaliado pelo seu uroginecologista. Assim como as causas dos problemas são variadas, os tratamentos são variados, e o sucesso do seu tratamento depende de um bom planejamento.
Atuações
Cosmiatria
Íntima

Laser Íntimo
Implantes Hormonais

LARC

Rejane Itaborahy, MD, PhD
CRM/MT 4111 | TEGO 531/2001 | RQE 973
Papo de Mulher
Já pensou em viajar de bike?
Para quem nunca pensou em viajar de bicicleta, existem agências que levam sua bagagem de uma cidade a outra, para você ir...
Para onde ir?
Minha primeira viagem de bicicleta foi ao redor do Lago Constance, entre a Alemanha, Suíça e Áustria, e acho ótima...
Viagem de bike. O que levar?
As roupas serão leves, pois você não vai fazer uma viagem dessas no inverno. Não é só pela temperatura, mas você precisa...



