Tudo começa como uma consulta, onde você terá oportunidade de falar tudo que lhe incomoda. Você receberá uma camisola para se trocar.

Na primeira parte do exame, você vai urinar sem a interferência de nenhuma sonda. O equipamento capta o volume urinado, o tempo e faz uma curva.

Ufa, agora de bexiga vazia, será feito um exame físico do assoalho pélvico, para identificar algum mal posicionamento das paredes da vagina, como em um exame ginecológico.

Então chega o momento mais chatinho do exame. Com calma, serão passadas sondas finas na bexiga e através do ânus para chegar na porção final do intestino, o reto. Através da sonda que está na bexiga, será feita a captação da pressão e injetado soro fisiológico. A sonda do reto serve apenas para fornecer a pressão do abdome.

Durante todo o exame, enquanto a bexiga for se enchendo com o soro fisiológico, as informações serão captadas pelo equipamento e enviadas por WiFi para o computador. Poderá ser solicitado a você que faça algumas manobras, como tossir ou fazer força, e todas as suas sensações deverão ser comunicadas ao médico.

No final, você irá urinar novamente, mas, desta vez, as sondas captarão as pressões também na micção.

Após o exame, poderá haver um pouco de ardência para urinar. Se o sintoma persistir, procure o médico.