Tenho HPV. E agora, é possível saber quando peguei? Terei câncer?
Não. O HPV pode se manifestar pouco tempo ou muitos anos após o contágio, permanecendo inicialmente sem sintomas. A maioria das infecções são controladas e eliminadas pelo sistema imunológico, mas algumas podem ser persistentes, com lesões com risco de evolução para câncer do trato genital inferior, principalmente do colo do útero, se não tratadas. Os estudos mais recentes mostram que, mesmo em mulheres já infectadas, há redução da recorrência das lesões após a vacinação contra o HPV. Estima-se que 80% das pessoas com vida sexual ativa tenha contato com o HPV em algum momento da vida. Resumindo, o câncer de colo uterino é uma complicação rara de uma infecção comum.
A camisinha é 100% segura na prevenção de doenças?
Não. A camisinha diminui muito a transmissão de doenças, portanto seu uso é sempre recomendado, mas quando ela é usada, apenas o pênis está recoberto, enquanto outras áreas da genitália ficam expostas e podem ter contato durante as relações sexuais.
Quando estou com corrimento, quer dizer que peguei alguma doença sexualmente transmissível?
Não. Um corrimento vaginal fora do comum pode ter motivos diversos e pode ocorrer mesmo em mulheres sem atividade sexual, sendo causado pelo crescimento anormal de fungos e bactérias.
Que boas energias lhe acompanhem,
Dra. Rejane Itaborahy
CRM MT 4111

