A TPM pode ser confundida com depressão e ansiedade. Surge o choro fácil e, muitas vezes, uma compulsão alimentar, que associada ao inchaço, deprimem por si só!

Ela aparece dias antes da menstruação. Ainda não há uma explicação completa para o seu surgimento. Os hormônios são a chave de muitas mudanças físicas e emocionais. Existe uma interação entre os hormônios produzidos pelo ovário e alguns neurotransmissores do sistema nervoso central, como a serotonina e a endorfina, e algumas mulheres são mais sensíveis às flutuações dos neurotransmissores cerebrais causadas pelas alterações hormonais fisiológicas.

Os hormônios progesterona e estrogênio determinam sintomas físicos e emocionais, respectivamente. As pesquisas mostram que, conforme o estrogênio diminui, a serotonina, hormônio que provoca sensação de bem estar, também diminui.

Não há base científica que garanta o tratamento da TPM apenas com alteração da dieta e exercícios, embora algumas mulheres refiram alívio com melhora da alimentação, reposição de vitaminas e minerais, exercícios e meditação, provavelmente porque pessoas com práticas saudáveis já tenham uma maior sensação de bem estar. Portanto, o tratamento pode ser apenas com mudanças no estilo de vida. O uso de anticoncepcionais pode apresentar bons efeitos, pois impedem a oscilação hormonal, mas, em alguns casos, o uso de antidepressivos pode estar indicado.

Que boas energias lhe acompanhem,

Dra. Rejane Itaborahy
CRM MT 4111